Sal de cozinha e sua utilidades

MANEIRAS DE USAR SAL DE COZINHA NA LIMPEZA


O sal de cozinha é um produto indispensável para qualquer dona de casa não é? Importante para temperar suas refeições do dia-dia, o sal de cozinha também tem outras utilidades além de ser usada em alimentos. O que muita gente não sabe é que o sal combinado com vinagre e limão ou até mesmo sozinho possui um grande poder de limpeza. Um item barato que está ao alcance de todos, poupa seu bolso e a natureza de resíduos de produtos industrializados nocivos ao meio ambiente. Fica a dica!
Abaixo mostro as diversas maneiras de se usar o sal de cozinha sozinho ou misturado:

Sal puro
  1. Limpe as manchas de café, chá ou vinho no chão, bancadas ou sofá.
  2. Limpe panelas de ferro fundido esfregando com um pano seco.
  3. Tirar o mal cheiro de sapatos e tênis. Esfregue o sal dentro dos sapatos e tênis e deixe no sol por 30 minutos.
  4. Tirar o cheiro de cebola nas mãos.
  5. Tirar o cheiro de garrafas térmicas que ficaram muito tempo fechadas.
  6. Tirar aquela sujeira díficil de sair deixado na panela de alumínio quando se ferve o leite ou em frigideiras quando se frita um ovo.
  7. Aplicar um punhado de sal sobre manchas de gordura sobre tecidos para evitar que a gordura não se espalhe.
  8. Antes de usar panelas de ferro para preparar alimentos gordurosos, povilhe um pouco de sal e deixe descansar por alguns minutos e retire o excesso do sal com papel toalha. Assim, a limpeza fica muito mais fácil.
Blog de dicasdomesticas : dicas domesticas de limpeza, 24 maneiras de usar o sal de cozinha na limpeza

Sal, Limão e Vinagre
  1. Forme uma pasta com sal e vinagre, e então use-a para polir o latão, o cobre e a prata. Depois de esfregar a mistura, enxágue e seque os objetos, eles ficarão com um brilho novamente.
  2. Coloque 1 colher de sopa de sal e 1 colher de sopa de vinagre em suas xícaras manchadas de chá e de café. Deixe o líquido agir por algumas horas e então lave e enxágue. Suas manchas terão ido embora.
  3. Misture sal, limão e vinagre em partes iguais e mergulhe peças manchadas e leve diretamente ao sol e deixe secar. Só depois proceda a lavagem normal.
  4. Para retirar manchas de suor das roupas, dissolva quatro colheres de sal em um litro de água e deixe as peças manchadas de molho por 3 horas.
  5. Antes de plantar as mudas em seus vasos definitivos, deixe o vaso de molho em vinagre e salgado e depois o enxágue bem com água corrente. Assim você evita o aparecimento de fungos.
50 usos que no sabias del vinagre  1.- Hace limpiadores para todo propósito vertiendo a partes iguales en una botella de spray  2.- Limpia la suciedad de tu ordenador y el ratón con un poco de vinagre  3.- Limpia el desagüe con vinagre y bicarbonato de sodio  4.- Limpia el moho  5.- Limpieza y pulido de cromo y acero inoxidable  6.- Se utiliza para desinfectar frutas  7.- Borra marcas de bolíg

Sal e Bicarbonato
  1. Em um litro de água, acrescente uma colher de bicarbonato e uma colher de sal. Essa solução é ótima para limpar a geladeira, já que ajuda a eliminar maus odores sem o uso de produtos químicos.
  2. Para tirar o amarelo das roupas de algodão e linho brancos, use as mesmas proporções da receita anterior. Desta vez, leve a mistura ao fogo e ferva as peças nessa solução.
  3. Para ver sua prata mais brilhante, a mistura deve incluir três colheres de sal, três colheres de bicarbonato e um litro de água. Deixe sua prataria mergulhada nessa solução durante trinta minutos.
Por vezes, num pequeno descuido, coloca-se sal a mais na comida. Para um prato que ficou muito salgado, fica aqui a dica para acertar o tempero...

Sal e Água
  1. Para evitar móveis fabricados em vime branco não amarelem, limpe com água salgada.
  2. O sal afasta alguns insetos que podem sofre desidratação ao entrarem em contato com ele. Prepare uma solução de sal com água e borrife nos cantos da casa para afastar formigas e outros insetos.
  3. A água salgada também afasta traças. Se você tem tapetes de lã, a dica é limpar o chão onde fica o tapete com água salgada. Se quiser realçar as cores dos tapetes, passe um pano umedecido com água salgada sobre o tapete, seguindo o sentido das fibras.
  4. Depois de lavar a louça, mergulhe a esponja em uma solução de água salgada para evitar que microorganismos ali se desenvolvam. A dica também vale para as tábuas (de cortar pão, carne e legumes) de madeira.
  5. Borrife água salgada na casinha dos cachorros e deixe agir por uma hora. Isso ajuda a afastar as pulgas.
Sal para saúde e beleza

E as utilidades do sal não param por aí. Ele também pode ser usado para ajudar na sua saúde como também para sua beleza. Nunca testei para nenhuma dessas formas, mas não custa testar rsrsrs.

  1. Adicione o sal ao azeite ou a algum óleo, como de lavanda, para fazer um produto esfoliante. Esfregue por todo o seu corpo antes de ir para o chuveiro. O sal remove as células mortas e rejuvenesce a pele.
  2. Revigore seu cabelo dissolvendo um pouco de água morna com sal em um borrifador. Borrife levemente em seu cabelo para dar brilho e volume.
  3. Bocheche sal com água morna por alguns minutos. A solução funciona como um ótimo enxaguante bucal. Ela também alivia dores de dente e feridas na boca.
  4. Gargareje com água morna e sal para aliviar uma dor de garganta. Dissolva 1 colher de chá de sal em um copo de água morna.
  5. Combine o sal com um pouco de bicarbonato de sódio e água para usar como pasta de dente.
  6. Umedeça picadas de insetos com um pouco de água e aplique o sal. Este truque não só ajuda na cura da picada, mas também para com a coceira.
  7. Controle a caspa massageando seu cabelo seco com 1 colher de sopa de sal. Deixe agir por 5 minutos, então passe um shampoo e enxágue o cabelo.

Fontes: Pinterest
         

Comentários

  1. Que ótimas dicas, vou usar pra limpar minhas panelas bjussss!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline! Experimenta sim essas dicas você não vai se arrepender. Já usei algumas e me impressionei. Experimenta lavar o boxe do banheiro com sal e vinagre para você ver como fica tudo limpinho sem trabalho nenhum. Bjssss

      Excluir

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário que responderei com maior prazer! Bjsssss

Postagens mais visitadas